{ads}

6/recent/ticker-posts

Mercado da Faria Lima já considera vitória de Lula no primeiro turno


Investidores identificam enfraquecimento da direita, avanço do PT e ambiente externo mais estável
crédito: Platobr Politica

PORTAL ATIVO - Analistas e equipes de investimento da “Faria Lima”, em São Paulo, observaram nesta segunda-feira (20 de outubro de 2025) uma mudança de tom: as conversas passaram de “favoritismo de Luiz Inácio Lula da Silva (PT) para a probabilidade de sua vitória já no primeiro turno. Essa avaliação é atribuída à crise de liderança da direita, ao avanço do eleitorado evangélico e a sinais de melhora das relações externas do país, conforme reportagem do colunista Guilherme Amado

Ambiente político-econômico para 2026

A perspectiva de menor incerteza eleitoral favorece o mercado: há expectativa de continuidade de políticas macroeconômicas e de menor turbulência nos ativos brasileiros. A ausência de um adversário forte no campo da oposição reforça essa leitura.

Implicações diplomáticas e de investimento

Fontes ouvidas apontam que a percepção de previsibilidade nas políticas externas aumenta o apetite por investimentos estrangeiros e reduz o custo de financiamentos internacionais para o Brasil.

A mudança no perfil do eleitorado evangélico

Analistas destacam que o PT conseguiu ampliar seu alcance em segmentos evangélicos, alterando dinâmicas históricas do eleitorado e abrindo caminho para uma base mais ampla de sustentação política.

O que isso significa para o país

Se a tendência se consolidar, o Brasil poderá entrar num período de menor risco institucional, o que beneficia o setor privado e reduz a pressão sobre taxa de juros e câmbio. No entanto, governos mais fortes também tendem a assumir compromissos maiores com gasto público, o que pode exercer pressão futura.


Reactions

Postar um comentário

0 Comentários