Declarações na Casa Branca repercutem entre líderes mundiais e aumentam desafio para cessar-fogo
| IMAGEM: WEB |
Washington, 21.out.2025 — O presidente americano Donald Trump disse que Israel tem “todo o direito de responder com força brutal” caso o Hamas não liberte reféns. A declaração ocorreu em meio a nova ofensiva militar na Faixa de Gaza e reforçou a postura de endurecimento do governo dos EUA.
Crise humanitária
Organizações internacionais alertam que mais de 1,8 milhão de pessoas foram deslocadas em Gaza desde setembro, com escassez de água e energia. A ONU reforçou apelos para corredores humanitários seguros e respeito aos civis.
Repercussões políticas
Analistas avaliam que as declarações podem pressionar negociações no Conselho de Segurança da ONU e dificultar iniciativas mediadas por Egito e Catar para interromper os confrontos.
Fontes
CNN International – fala de Trump; Reuters – cenário humanitário; ONU News – reação global.
Impacto: As falas podem intensificar a pressão diplomática sobre Washington e reduzir margem para negociações de trégua no Oriente Médio.
0 Comentários
Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do Portal Ativo. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia os termos de uso do Portal Ativo para saber o que é impróprio ou ilegal.